Perca Peso

Como prescrever exercícios para pessoas acima do peso e ver bons resultados?

Seus clientes buscam a fórmula mágica para emagrecer rápido?

É comum recebermos em nossos estúdios clientes em busca de uma formula mágica para emagrecer. Muitas dessas pessoas são obesas, com excesso de peso ou sedentárias, o que exige ainda mais atenção.

Mesmo sabendo que tal formula mágica não existe, sabemos que é possível atingir bons resultados através da prática de exercícios.

Assim como aprendemos a engatinhar, andar para só então aprendermos a correr, com o treino essa lógica também se aplica.

 

Entendendo o processo de treino.

A primeira etapa é descobrir como está o condicionamento físico do seu cliente, para poder definir qual será o próximo passo.

Não deixe que a ânsia por resultados rápidos te faça pular etapas importantes do processo de treino.

Evitando lesões em seus clientes, o que também gera ociosidade na aplicação do treino e na obtenção de resultados.

Uma lesão, por exemplo, pode ocasionar o afastamento momentâneo das atividades para sua recuperação.

Esse tempo afastado afeta seus resultados e dificulta a conquista de objetivos traçados no planejamento do treino.

O nosso papel é gerar adaptações fisiológicas e também do aparelho locomotor (ossos, músculos, tendões, ligamentos, etc.) de forma progressiva. Desta maneira os resultados aparecerão, e mais do que isto, serão efetivos e duradouros.

Para que consigamos gerar estas adaptações essenciais para os utentes, é preciso saber como progredir com os estímulos.

Para isto, devemos fazer um controle de carga relacionado individualmente para cada cliente.

Isto parece difícil né, mas calma, só é preciso compreender quais ferramentas podem nos ajudar e como aplicá-las.

A importância de contextualizar cada atendimento para evitar lesões.

Uma pessoa sedentária, um obeso e um atleta estão em contextos completamente diferentes.

E provavelmente o que funciona para um não vai funcionar para o outro e é exatamente por isso que não existe fórmula milagrosa.

Por isso que para compreender o contexto de cada cliente é necessário ter em mente conceitos da:

  • Fisiologia do exercício
  • Bioquímica
  • Biomecânica
  • Princípios do treinamento

 

Mas calma, não é necessário ter na cabeça todos esses processos decorados, eu disse que é preciso compreendê-los.

Além disso, as lesões mecânicas são comumente encontradas nos primeiros meses de pratica, e nesta questão temos que nos atentar a forma com que nosso aluno se movimenta, afinal, somos nós os profissionais do movimento.

Como avaliar e planejar um programa seguro.

Para fazer um planejamento seguro e que produz resultados é indispensável uma boa avaliação.

O problema é que muitas vezes surgem dúvidas do tipo:

  • O que avaliar primeiro?
  • Como avaliar esse cliente?
  • Qual protocolo usar?
  • Vou precisar de recursos que não tenho em meu estúdio?
  • Como analisar os dados recolhidos?

Pode ser que isso esteja acontecendo com você, ou pode ser que ignorar algum desses pontos é o que esteja te impedindo de alcançar mais resultados.

Saber avaliar vai te dar a base necessária para uma prática cada vez mais eficaz.

Planejar um programa de emagrecimento com precisão não é tarefa fácil, mas a avaliação aponta a melhor direção a seguir.

A avaliação serve para que nós como profissionais, possamos planejar mais precisamente o caminho que este cliente vai seguir, além disso, monitorar sua evolução.

Fator este que muitas vezes serve de incentivo para que seu cliente não desista de trabalhar com você.

Eu já tive diversos alunos que começavam e logo desanimavam, e eu não sabia como cativá-los para que continuassem a trabalhar comigo.

Comecei a buscar coisas novas, exercícios novos, “desafios” para eles. A adesão melhorou, mas nada significativo.

Foi quando percebi que na verdade o grande ponto para que seu cliente continue com você, independente do lugar ou do valor que você vai cobrar, é o resultado que ele alcança.

Absolutamente nada tem tanto valor para ele, do que ver (em dados reais) que ele está evoluindo, que está chegando onde tanto deseja.

É como se seu cliente tivesse um problema, e você a solução.

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