Artigos

Eletromiografia Glúteos

Este artigo produzido por Boren K. et.al utilizou como parâmetro os resultados encontrados nos estudos de Bolga, Ayotte e Distefano, que fizeram uma análise eletromiografica dos músculos glúteo médio e glúteo máximo durante alguns dos possíveis exercícios, mais comumente utilizados na prática clínica para os respectivos fortalecimentos.

O objetivo deste estudo é comparar os exercícios superiores destes estudos, bem como vários outros exercícios clínicos comumente realizados para determinar quais exercícios recrutar esses músculos.

Para isso, vinte e seis indivíduos saudáveis ​​participaram deste estudo. Os eletrodos EMG de superfície foram colocados no glúteo médio e máximo para medir a atividade muscular durante 18 exercícios escolhidos.

Dos vinte e seis participantes, vinte e quatro preencheram todos os critérios de elegibilidade e consentiram participar do estudo. Cinco dos exercícios produziram mais de 70% de ativação do músculo glúteo médio. Estes exercícios foram: abdução de prancha lateral com perna dominante no fundo, abdução de prancha lateral com perna dominante no topo, agachamento unilateral, Progressão 4 de clamshell e plank com extensão de quadril.

Cinco dos exercícios recrutaram o glúteo máximo com valores superiores a 70% de ativação. Estes exercícios foram: prancha frontal com extensão de quadril, compressão glútea, abdução de prancha lateral com perna dominante no topo, abdução de prancha lateral com a perna dominante no fundo e squat unilateral. Quatro dos exercícios produziram mais de 70% de ativação para ambos os músculos glúteo máximo e médio.

Segundo a conclusão dos autores, para aumentar o recrutamento do glúteo máximo e médio do paciente, os autores recomendam o uso de uma prancha frontal com extensão de quadril, um agachamento unilateral e uma prancha lateral em qualquer extremidade com abdução de quadril, pois foram os movimentos de maior desafio aos indivíduos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *